topografia levantamento topografico
  • levantamento-topografico

Levantamento Topografico

Levantamento Topográfico: Compreende os diferentes métodos, instrumentos de medição e o conjunto de operações necessárias para ostensão das posições de pontos topográficos, dos elementos geométricos, indispensáveis à representação gráfica da superfície terrestre. O levantamento topográfico como descreve a NBR 13133/1994; levantamento de detalhes, levantamento planimétrico, levantamento topográfico altimétrico (nivelamento), levantamento planimétrico cadastral e levantamento planialtimétrico cadastral. Na prática da topologia compreende o estudo das formas do relevo da superfície terrestre e das leis que estabelecem modelos que representam tais formas.

A primeira etapa na execução de uma obra, é solicitar o levantamento planialtimétrico-cadastral do terreno. Esse serviço vai mostrar a situação do terreno, seus decifres, imperfeições, necessidade de corte ou aterro. Com o levantamento topográfico em mãos, o projetista, ou engenheiro, tem como avaliar não somente o preço, mas se o investimento será viável em relação a expectativa do retorno financeiro com a construção seja de um galpão, shopping, por exemplo. No caso da obra trata-se de uma residência, ele pode planejar e adequar o projeto à topografia do terreno, visando reduzir o custo da obra, e não deixando, é claro, de observar as leis que regem o plano diretor do município.

levantamento-topografico

Portanto, para os engenheiros arquitetos o levantamento topográfico do terreno é imprescindível e indispensável, pois com os dados fornecidos pelo levantamento topográfico (medidas do terreno, nível em relação à rua e construções adjacentes, alinhamento dos muros, meio fios, árvores, postes, caixas de drenagem, existência de córregos, etc. O projetista, engenharia poderia elaborar sua planta/projeto da forma mais correta e econômica. Na fase de execução da obra, a topografia é de grande importância para evitar erros e evitar o retrabalho, que não interessa nem ao proprietário e nem à empreiteira ou pedreiro que a realiza.

Vamos citar alguns serviços: demarcação dos limites do terreno, locação dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, etc. Além de ter papel valoroso nas etapas de construção de galpões empresariais e em nossas casas. A topografia é de grande importância em diversas obras como estradas, ferrovias, saneamento básico, loteamento, implantação de indústrias, barragens, pontes, viadutos e o que for necessário construir.


Atuamos em todo Território Nacional,com destacada atuação em toda região Metropolitana de São Paulo(Zona Central, Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Zona Leste) no ABCD: São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Itapecerica da Serra, Guarulhos; Vale do Paraíba São José dos Campos, Jacareí, Caçapava, Taubaté, Guaratinguetá, Aparecida; Região Bragantina, Bragança Paulista, Atibaia, Mairiporã; Região de Campinas, Campinas, Paulínia, Vinhedo, Valinhos, Americana, Indaiatuba; Região de Sorocaba,Sorocaba,Aroçoiaba da Serra, Itapetininga, Salto, Iperó, Botucatu, Salto, Porongaba, Tatuí; Região Vale do Ribeira, Registro, Miracatu, Juquitiba; Região Noroeste de SP, São José do Rio Preto, Votuporanga, Fernandópolis, Olímpia; Botucatu, Bauru, Marília, Presidente Prudente.

Região Metropolitana de Belo Horizonte- MG; Norte de Minas, Montes Claros, Januária, Janaúba, Salinas; Vale do Aço, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso; Triangulo Mineiro, Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Ituitabá, Frutal.

Região Metropolitana do Rio de Janeiro(Zona Sul, Zona Norte), Região dos Lagos, Araruama, Cabo Frio, Saquarema.

Região Norte Fluminense; Campos de Goytacazes; Macaé, Rio da Ostras, Carapebus, Quissamã.

Santa Catarina - Joinville. Goiás - Goiania Setor Bueno

Nossos profissionais são rigorosamente selecionados e estão aptos para atuar em Área Urbana, Rural e Indústria.

Na certeza de lhe oferecermos Organização, Responsabilidade, Segurança e Supervisão dos nossos Serviços.



Onde Estamos